sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre o que passou...

Conhecer o passado é importante. Revivê-lo, por vezes necessário. Mas remoê-lo não levará a lugar algum a não ser ao sofrimento, a dor e a nostalgia. Claro que um pouco de nostalgia é bom para reverenciar o que passou, mas quando isso nos causa sofrimento ou nos impede de ir em frente... É hora de parar e pensar/refletir, para que seja possível dar-se conta que não temos controle sobre o que passou, mas precisamos controlar e superar as marcas que foram deixadas para vivermos bem o presente.
Volte ao passado, não para revivê-lo ou para remoê-lo... Volte ao passado para lembrar que passou, pois por mais dolorosa que tenha sido uma situação, nada vai fazer com que ela não tenha acontecido, justamente porque JÁ PASSOU. E se já passou é porque tinha de ser assim, o importante é aprender a tocar pra frente e fazer diferente as situações que ainda virão.
Ninguém aqui está dizendo que isto é algo fácil de ser feito, ou que é apenas fechar os olhos e pronto, o passado se apagou. Muito pelo contrário, desatar-se do passado, desvencilhar-se dos medos e angústias é algo que leva muito tempo, demanda muita energia e muita persistência. Como todo exercício, é aos poucos e através da prática que alcançamos o êxito.
Este é um exercício de aprendizado contínuo ao longo da vida. Estaremos sempre aprendendo a deixar o passado que incomoda no seu devido lugar e, por vezes, teremos de aprender diferentes formas para fazermos este exercício, pois cada situação é única e não há receitas prontas nem para vivê-las, nem mesmo para esquecê-las.
Um bom exercício é a fala, pois quando a gente fala... a gente acaba se escutando e isso ajuda a refletirmos e revivermos o que passou. Mas é preciso ter consciência de que tudo que está sendo dito já se foi...
Incomodou?!... Mas faz parte do passado... 
E o passado deve ficar lá atrás, pois para frente cada um de nós pode tentar fazer diferente!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário