segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ensinando Reiki às crianças

Por Bárbara McKell 
Texto publicado na Reiki News Magazine – spring 2004


Ensinar Reiki às crianças tem sido um presente, por serem as crianças atualmente que me ensinam. Sua abertura e disposição para explorar as habilidades inatas faz cada turma especial e única. Eu partilho tantas risadas, criatividade e diversão com essas crianças. Elas têm me ensinado que a infância deveria ser ajudada a se manifestar.
Uma garota de 10 anos chamada Claire me inspirou a criar um programa especificamente para crianças. Seus pais, Elizabeth e Scott, tinham feito o nível I de Reiki comigo. Poucos dias depois do curso, eles me ligaram dizendo que realmente precisavam falar comigo. Falaram comigo em telefones separados numa mesma extensão, e me contaram o que tinha acontecido em sua casa depois do curso de Reiki.
A mãe de Elizabeth havia estado cuidando das suas duas crianças durante a duração do curso. Quando Elizabeth e seu marido chegaram em casa, sua mãe disse: “Não me importa o que vocês aprenderam neste final de semana, meu joelho está doendo tanto que eu preciso que vocês tentem aplicar isso em mim”. Elizabeth estava um pouco apreensiva sobre sua nova habilidade, mas se lembrou de como realmente podia sentir a energia quando criou uma bola energética entre suas mãos. Ela fez isso apenas para se certificar de que a energia estava fluindo, e então quando começou a senti-la entre as mãos, Claire disse: “Oh, Mamãe, você pode me mostrar como fazer uma dessas bonitas bolas coloridas também?”
Sua mãe mostrou a ela o que fazer, e Claire pôde rápida e facilmente ver a energia e falar sobre as diferentes cores que estava vendo. Ela ajudou sua mãe a fazer Reiki na avó, mantendo cuidadosamente suas mãos sobre a área a ser tratada enquanto podia continuar vendo as cores.
Quando o pai de Claire foi para uma banqueta que estava ao lado da avó, Claire disse “Não sente na banqueta. O anjo da nona está sentado aí”. Então Claire virou de lado e disse para sua mãe e falou: “Você lembra quando eu era pequena e podia ver os anjos? Bem, eles voltaram. Eu posso vê-los de novo. Você trouxe os anjos de volta!”
Elizabeth reconheceu que podia ser desafiador ter uma criança que era clarividente, então me ligou para ter algum conselho e assistência.
Eu ouvi pacientemente tudo o que ela tinha para me dizer.
Ela realmente precisava de alguém para falar sobre este pequeno ser maravilhoso que é sua filha.
Eu disse a ela que presente especial era Claire, e que o mais importante é que ela vive numa casa onde suas percepções podem ser honradas.
“Seu trabalho”, eu disse, “é o de um verdadeiro Guardião, para protegê-la e ter certeza de que ninguém irá explorar seus dons ou ridicularizá-los.”
E foi através de minhas conversas com a mãe de Claire que percebi que precisava criar algo especial para pessoas como ela. Eu não podia aceitar que ela tivesse que esperar até ser adulta para aprender Reiki. Pela minha própria experiência, sei que muitas crianças abandonam essas habilidades especiais por sentirem que não têm uso para elas em seu mundo físico. Sabia que o Reiki poderia dar a elas uma saída e um modo prático de usar suas percepções. Como reikianos, nos todos sabemos quão simples é o Reiki e que ele não depende de evolução espiritual nem intelectual, então porque deveria ser vedado a alguns baseando-se numa barreira etária? Eu também estava sendo encorajada por alguns de meus alunos de Reiki, que me diziam que se eu montasse uma classe para crianças, eles poderiam providenciar para mim os participantes.

CRIANÇAS REIKIANAS

Quando eu criei o primeiro programa de Reiki para crianças, precisei da ajuda de experts. Uma de minhas colegas, Alison Normore, tem Ph.D. em Educação Infantil. Ela passou muitos anos trabalhando com desenvolvimento infantil e programas de avaliação, então se tornou um recurso valioso. Ela também tinha Reiki nível II e queria dar suporte ao meu projeto.
Outra mulher que chamei para me ajudar foi Heidi Klaming. Ela foi professora e passou muitos anos ensinando criatividade artística para crianças. Heidi é reikiana desde o começo dos anos 90 e é Mestre em Reiki.
Ambas, Alison e Heidi queriam fazer parte do primeiro programa e foram de imensa ajuda quando nós juntamos nossa criatividade.
Nós decidimos que queríamos dirigir o programa para crianças entre seis e doze anos de idade, e em pouco tempo o primeiro programa de Reiki para Crianças estava funcionando.
Eu queria um lugar que não restringisse as crianças de modo nenhum. Um pequeno retiro onde muitas vezes dei os cursos de Mestre em Reiki foi alugado para o primeiro workshop. Havia abundância de espaços para as crianças, tanto internos como ao ar livre. O assoalho de tábuas de madeira podia ser limpo facilmente de qualquer um de seus esforços criativos, e a mobília era bem antiga e confortável.
Criei um manual para as crianças usarem como guia do workshop. Ele estava cheio de desenhos simples que elas podiam colorir e também páginas em branco onde podiam fazer seus próprios desenhos.
Nós tínhamos 8 crianças na primeira turma, e Claire, aquela que tinha me inspirado, era uma delas.
Nós criamos um programa para mantê-las tão ocupadas e cheias de divertimentos, que elas não queriam ir embora no final do dia. Alison começou o programa com Ginástica Mental, exercícios que os mantiveram energizados e alertas. Nós lhes contamos brevemente sobre a história de Mikao Usui, usando 21 pedras para mostrar-lhes quanto tempo ele gastou no Monte Karuma antes de lhe ser dada a informação sobre o Reiki.
As crianças responderam bem aos estímulos que foram dados e coisas palpáveis, mais do que às palavras. Elas operam em muitos níveis. Tendo objetos tridimensionais, desenhando, movimentando-se, fazendo sons, as mantivemos interessadas e excitadas sobre o que estavam aprendendo.
Acho que foi importante também tirar um tempo para ouvir cada uma de suas percepções e questões conforme prosseguíamos com o programa. Eu também comecei a notar que mesmo quando uma criança ocasionalmente não parecia estar prestando atenção ao que acontecia, ela de algum modo acabava por obter a informação – talvez por osmose.
Nessa primeira turma, eu preparei o que pensei ser uma brilhante apresentação dos chakras. Desenhei uma grande pirâmide na lousa, colorindo a base de vermelho, e nós nos movimentamos para cima através dos centros de energia. Conforme eu falava sobre os chakras, as crianças os coloriam em seus desenhos e falavam sobre o que aquilo significava para elas. Nós até deixamos cada criança ‘ser’ um chakra para que pudesse se comunicar como se fosse um dos centros de energia.
Havia uma pequena garota de 6 anos de idade que não parecia estar captando nada disso e nem mesmo escutando. Ela estava fazendo suas próprias coisas e parecia só querer participar com o resto do grupo por alguns breves momentos. Um dos meus assistentes professores estava se mantendo de olho nela, e eu concluí que talvez ela fosse muito nova ou introvertida para acompanhar o que eu estava ensinando.
No fim do dia, quando estávamos limpando tudo, Alison me disse: “Venha aqui, você tem que ver isto”. Eu fui caminhando e vi que essa pequena maravilha de 6 anos tinha confiscado a lousa. Ela tinha desenhado uma pirâmide e preenchido com as cores dos chakras. Estava ensinando uma dupla de crianças a colocação das cores e falando-lhes sobre as propriedades energéticas de cada chakra. Foi nesse momento que eu realmente aprendi a deixar as idéias preconceituosas que tinha sobre como essas crianças deveriam aprender. Eu tinha verdadeiramente que começar a dar-lhes neste workshop só o que elas necessitavam, tanto individualmente quanto coletivamente.

A INICIAÇÃO DE CRIANÇAS

Questões relativas a como eu faço iniciações em crianças parecem estar principalmente nas mentes do Mestres de Reiki. Eu acho fácil fazer iniciações individuais com crianças. Enquanto estou fazendo cada iniciação, meus ajudantes mantêm as outras crianças ocupadas com vários projetos. Uma sala especial para iniciação é separada e há música suave e velas. Eu defumo a sala e preparo o espaço com símbolos de Reiki. Isso é realmente especial, e as crianças respondem ao ambiente acolhedor que crio para elas. Se alguma criança está incerta ou nervosa, ela pode ter sua mãe consigo. Eu tenho até mesmo feito iniciações com a criança sentada nos joelhos da mãe.
Mestres de Reiki que usam o método das quatro iniciações talvez achem um pouco complicado manter a criança engajada por um longo período de tempo. Eu recomendo que você faça somente uma iniciação. Sinto que isto é tudo o que a criança requer. Uso o método de uma iniciação que me foi ensinado por William Rand e percebo que é altamente eficaz.
As iniciações em si mesmas podem ser uma experiência interessante, e tenho aprendido a ser muito flexível e honrado cada individualidade das crianças. Ocasionalmente uma delas não quer receber a iniciação. Isto é raro, mas isto também é respeitado. Eu apenas faço a criança saber que se depois mudar de idéia, pode voltar e me ver para seu próprio dia especial de iniciação. Algumas vezes elas só não estão prontas para sentar e ficar ali, e eu também respeito isso. Intenção é o elemento mais importante da iniciação, então tenho que aprender a me adaptar. Muitas crianças irão sentar respeitosamente numa posição de prece e receber a iniciação. Coisas inacreditáveis e belas irão acontecer quando você iniciar crianças.
Um garoto de 7 anos chamado Addison sentou respeitosamente durante a inciação, e era óbvio que este era um momento muito sagrado para ele. Conforme fiz a iniciação, pude sentir e ver todos os seus chakras se alinhando em micro movimentos. Seu campo estava mudando e se enchendo de luz. No final da iniciação, eu o instruí a colocar as mãos sobre o coração e permitir que a energia do Reiki fluísse. Ele fez isso e ficou muito quieto por um momento. Então olhou para mim com uma expressão amorosa e disse “Meu coração mudou sua batida”. Continuou sentado lá um pouco mais e voltando a me encarar novamente disse: “Terminou. Meu coração está batendo diferente agora.”
Eu perguntei se ele sentia que isso era bom. Com um olhar pensativo ele respondeu: “Oh, sim. É muito bom”. Então saiu para dar lugar a outra criança.
Quando sua mãe me contactou depois, contou-me que ele tinha ficado uma semana depois do workshop em um estado de felicidade, experimentando o mundo em volta de uma maneira muito amorosa.
Noah foi outra criança especial; de 4 anos de idade. Este pequeno garoto sabia o que queria. Ele foi muito agitado durante o curso, e quando foi sua vez de receber a iniciação, ele correu na minha frente pelo corredor . Mesmo depois que nós entramos na sala eu sabia que ele não ia receber sua iniciação de Reiki de um modo convencional. Conforme entramos na sala, rápido como um raio ele cruzou o aposento e pulou na maca. Sua mãe estava lá, e ela me perguntou se estava indo tudo ok.
Isso não era o que William tinha me ensinado como iniciação, mas confiando em como o Reiki funciona, eu sabia que poderia ser feito em qualquer posição. Coloquei minhas mãos na cabeça de Noah, e pela primeira vez no dia inteiro, esse inacreditavelmente ativo garotinho começou a relaxar completamente. Eu apenas mantive o contato por alguns momentos e seu corpinho se tornou muito calmo e seu segundo chakra começou a pulsar. Então comecei a iniciação. Quando soprei em suas mãos, ele abriu os olhos totalmente e disse “Ah, eu tenho Reiki agora!”, e então rapidamente fechou os olhos se ajeitando na maca.
Com adultos, nós normalmente falamos sobre nossas experiências depois da inciação. Isto nem sempre é uma forma de expressão fácil para crianças, então em vez de falar, eu lhes digo para expressarem suas experiências através da arte. No final do curso eu lhes dou uma enorme folha de papel, onde traço o contorno de seus corpos. Então forneço tintas, canetas, purpurina, cola e papel picado. É incrível ver o que eles criam. Auras brilhantes, chakras floridos, guias espirituais e anjos aparecem no papel, quando eles expressam livremente o que estão vendo, percebendo e sentindo.
Eu não lhes ensino as posições das mãos do modo como faria com uma turma de adultos. Os pequeninos não parecem ter necessidade desse tipo de modelo. Eles instintivamente sabem o que fazer. Não se esqueça, muitos deles podem ver as mudanças que acontecem no campo energético, e sabem quando parar. Interessante também é que eles não permanecem tanto tempo como nós no tratamento. Um dos meus pequenos alunos já tinha visto sua mãe e avó darem tratamentos de Reiki, mas quando ele o faz, é muito rápido. Ele escaneia a aura, usa algumas poucas posições de mãos por si mesmo, então ‘varre’ a aura e diz uma prece. Sua avó me contou quão eficaz é isso, e ele parece saber quando ela precisa de um destes seus tratamentos rápidos.
Em vez de ensinar uma série restrita de posições das mãos, eu os ajudo a entrar em contato com todas as possibilidades de uso do Reiki. Se o tempo está bom, nós ficamos um pouco na natureza. Eu adoro ver seus olhos maravilhados quando eles põem as mãos aplicando Reiki em plantas e árvores pela primeira vez. Trazer um peixinho de aquário para a classe pode ser muito interessante.

BEBÊS REIKIANOS

O programa de Reiki para Crianças foi um grande sucesso, e eu estou começando a ter pedidos para ensinar crianças ainda mais jovens. Não tenho certeza se isto vai evoluir, mas logo os pequeninos apareceram na minha vida e eu compreendi que eles também precisam desta conexão. O programa foi simplificado um pouco, e eu programei minha primeira turma de bebês reikianos. Foi tão divertido!
Eu pedi aos pais que ficassem com as crianças. Percebi que você precisa de muitas mãos para ajudar com os de três a cinco anos. Com um grupo dessa idade, a manhã é o melhor horário para a concentração, então a aula começa de manhã e termina no começo da tarde.
Esses pequeninos me deram uma perspectiva totalmente nova de como ensinar Reiki para crianças. O programa é de movimentos rápidos e é necessário ser breve. Há muito ‘passo-a-passo’ e ‘permissividade’ nesse workshop. Acredite-me quando eu digo que qualquer um pode fazer! Ter dois garotos de cinco anos falando sobre as cores em meu terceiro olho e vê-los conversando sobre sua localização, parecia pura mágica para mim!

ENCORAJANDO MESTRES DE REIKI A ENSINAR CRIANÇAS

Tem sido realmente ótimo como os praticantes e Mestres de Reiki estão entusiasmados em ensiná-lo para as crianças. De qualquer modo, tinha curiosidade se talvez houvesse alguma desaprovação, mas o que encontrei foi muito suporte e encorajamento.
Desde que o programa foi implantado, vários Mestres de Reiki têm me perguntado sobre ele. Eles querem saber como eu ensino, e estou feliz de espalhar minhas idéias. Tenho até convidado alguns a vir assistir as aulas e experimentar por si mesmos. Eu criei um livro chamado Reiki Kids, que é usado como um manual de ensino para as crianças durante os cursos. É no formato de livro-para-colorir, e as crianças adoram colorir os chakras e a aura conforme eu vou ensinando sobre essas energias no corpo.
Agora estou no processo de criação de um manual de ensino para os Mestres de Reiki. Ele está cheio de sugestões e idéias criativas para manter uma turma de Reiki divertida, interativa, e tão cheia de coisas para fazer que nunca há necessidade de dizer não às crianças.
Crianças têm muita energia, então o manual dá montes de sugestões para direcioná-la através das atividades criativas. Não é que eu pense que há um modo certo do Reiki ser ensinado às crianças. De fato, é bem o oposto – sinto que é importante usar muitas ferramentas diferentes para fazer do ensino do Reiki algo que respeite todas as partes do seu ser.
Eu tenho ouvido mais e mais histórias maravilhosas sobre crianças e seu entendimento do mundo invisível. Conheci Jan Yordy, que trabalha com Crianças Índigo e produziu um vídeo para ajudar os pais, professores, e tutores a dar suporte para essas crianças incríveis e respeitar suas percepções. Elas são verdadeiramente crianças especiais e estão vindo para nos ensinar. Esta é uma porta que se abre nas duas direções, pois nós também temos a responsabilidade de ser seus professores.
Entendemos e aceitamos que algumas dessas crianças não irão aprender da maneira em que nós crescemos aceitando – de fato, a maioria não irá. A sociedade tem rotulado essas crianças como tendo “distúrbio de déficit de atenção”, quando o que ocorre é que elas apreendem muitíssimo mais informação do que lhes é possível assimilar estando no nível físico denso. Eles apenas não funcionam bem no continuum espaço-tempo com o qual nós aprendemos a lidar. Se eles querem algo, não entendem porque não pode ser AGORA!
Não há limitações em sua percepção. Eles não estão preparados para o confinamento do mundo físico. Isto pode ser muito frustrante porque enquanto são muito conectados com sua natureza espiritual, permanecem operando mais no corpo físico. Essas crianças são multi-tarefa, elas realmente não vêem necessidade prestar atenção e permanecer sentadas. Podem absorver tudo o que está acontecendo em volta delas, fazendo o que precisam e usando isso para criar o que quer que seja seu desejo no momento. São verdadeiros alquimistas, e o Reiki é um modo maravilhoso de ajudá-los a manifestar isso das formas mais positivas.
Se suas percepções não forem respeitadas conforme eles crescem e ninguém vê o mundo da maneira como eles vêem, então começam a não validar o que estão vendo, sentindo e sabendo. Começam a rejeitar isso. Não é o que queremos para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário