quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Acaso

A palavra Acaso, vem do latim a casu, sem causa, ou seja, aquilo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente. Mas... 
Será mesmo que existem acasos nesta vida?
Há tempos me pergunto como pode o inexplicável existir?! Como pode existir "algo" que nos mova para onde devemos ir?
Penso no acaso do encontro, que muitas vezes de acaso não tem nada. Pois, tudo nesta vida é fruto de escolhas, até mesmo o encontro é fruto de uma escolha que nos é dada. 
Sempre temos a opção de seguir por um caminho ou outro, porém na maioria das vezes, não nos damos conta que ao escolher um caminho, renunciamos a outro. E isso não quer dizer que aja um caminho certo e outro errado, melhor ou pior, mas sim existem caminhos diferentes. 
Nossas escolhas desencadeiam uma rede de ações, que podem estar sob nosso controle, ou não. Na maioria das vezes não estão, mas, como seres humanos, gostamos de achar que controlamos a nós mesmos, e isso é inevitável pois faz parte da humana condição. 
As vezes não entendemos o porque de algumas coisas e situações acontecerem, a morte de alguém muito jovem, a separação de um casal, o desenlace de uma grande amizade, etc. E talvez, para algumas situações, nunca teremos a resposta que a razão nos pede, a explicação que nosso lado humano necessita para seguir seu caminho tranquilo e com o coração em paz. 
Entretanto, quando deparamo-nos com situações que nos trazem a memória um filme, ou então quando conseguimos enxergar a colcha de retalhos de determinados acontecimentos, podemos perceber o quão fora de nosso controle está nossa própria existência e o quão controlado está este tal de Acaso que insistimos dizer que rege nossas vidas.
Cada vez mais me aproximo da ideia de que:
Nada nessa vida é por acaso... Há "Alguém" ou "Alguéns" nos oportunizando escolhas que nos levam exatamente para o lugar que nosso destino escreveu, ou seja, exatamente para o lugar onde deveríamos ou precisaríamos estar. Seja para o nosso bem, ou para o bem de outrem.
Pode acreditar!!! Há coisas nessa vida que fazemos e não entendemos direito o porque ou qual sua razão primeira. Mas tenha certeza que um dia, quanto demorará para chegar este dia é difícil dizer, mas um dia tudo se desvela e o inexplicável não mais precisará de explicação, pois você saberá que o que aconteceu realmente deveria ter acontecido e do jeito e no tempo em que aconteceu.
E se você não souber, talvez não seja preciso que o saiba.
A vida é feita de escolhas, mas ainda não tenho certeza que realmente as façamos "sozinhos". 
Tenho a impressão  que o ACASO; Já está escrito! ...
Nossa missão é aprender com os passos que damos no desenrolar de nosso destino!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário