sexta-feira, 27 de abril de 2012

Verdade, Bondade e Utilidade!!

Grécia - 400 A.C.

Um aluno (pseudo-discípulo) de Sócrates lhe fala:
- Sócrates, você não sabe o que me contaram? É sobre um amigos seu...

Sócrates interferiu imediatamente:
- Espere um pouco! Antes que fale do meu amigo, quero ver se supera uma pequena prova!
- Chama-se "A Prova dos Três Filtros".
- O primeiro filtro é "A Verdade". Você está totalmente certo de que isso que vai me dizer é verdade?

O aluno respondeu:
- Não, na verdade eu só ouvi e...

Sócrates continuou:
- Muito bem! Então você não sabe se é verdade! 
- O segundo filtro, "É o Bem". O que vai me dizer do meu amigo é algo bom?


O aluno disse, já meio cabisbundo:
- Não, pelo contrário...

Sócrates emendou:
- Então... você vai dizer algo mau sobre meu amigo e não sabe se é verdade.
- Falta um filtro, o da "Utilidade". O que você vai me contar é útil para mim?

O aluno respondeu coçando a cabeça meio perdido: 
- Não, realmente não.

E finalmente Sócrates arrematou:
- Bom... se na verdade, o que você vai me contar, não é nem verdade, nem bom, nem útil, para que você vai me contar?

E o aluno desacorçoado, lhe disse
- ... a verdade é que eu não tinha pensado nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário