quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A humana condição


O ser humano é, na sua mais íntima essência, um ser irracional, um ser com sentimentos mesquinhos...
Tanto dizemos que somos os únicos animais com racionalidade da criação, mas onde está a razão em fazer o mal para um irmão?
O animal bicho, agride quando se sente ameaçado, é o instinto de sobrevivência falando mais alto. Mas e o ser humano que agride pelo simples fato de ver o outro em pior situação que a sua?! Se viemos à este mundo, viemos porque temos espaço para estarmos aqui. Cada um de nós veio com um propósito, uma missão e um “espaço” à ocupar. As leis da física já nos dizem a muito tempo: “Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço”. Portanto, se você acha que o lugar do outro é seu, melhor rever seus conceitos e refletir se verdadeiramente aquele é o seu lugar.
É também por isso que passo, cada dia mais, a acreditar que nossa vida não acaba aqui. Acredito que Deus sempre nos dá oportunidade de sermos melhores, porém precisamos estar abertos e atentos aos avisos e aos sentimentos que alimentamos em nós mesmos. 
Não é culpa do “outro” estarmos em determinada situação, nós fazemos nossas escolhas e devemos ser responsáveis por elas. Mas isto não quer dizer que não possamos voltar atrás, mas é preciso ter consciência que, mesmo voltando atrás em uma escolha, o tempo não volta, o que passou não pode ser apagado. Pode ser esquecido, mas apagado jamais. 
E diria até que esquecido também é difícil, somos seres incompletos por natureza, embora tenham alguns que acreditem que o homem é um ser completo. Somos tão incompletos que dificilmente conseguimos praticar o perdão, pois o perdão é zerar tudo. É não somente desculpar, esquecer por um tempo. Perdão é passar a borracha, mesmo que fiquem marcas, é não lembrar de determinada situação para magoar o outro em um momento de discussão ou raiva. Se perdoou, esqueça... Já passou!!
E pra quem acha que o Pequeno Príncipe é livro só de criança...
‎”- Onde estão os homens? repetiu enfim o principezinho. A gente está um pouco só no deserto.
- Entre os homens também, disse a serpente.”
Os homens estão sozinhos porque são inseguros e imaturos. Querem espaço, sem respeitar o espaço do outro e por isso se amedrontam, pois sabem que ao ser capaz de “passar a perna” em alguém, outro alguém pode lhe fazer o mesmo. E cada vez mais o homem vai se fechando em si mesmo, passa a desconfiar até da sombra e passamos a nos encontrar no “deserto” de nossas vidas, no deserto de nós mesmos. Ou seria nos desencontrar?!...
Cuide bem com aquilo que desejas ao seu próximo, pois nada nessa vida tem mão única. O que vai, um dia pode voltar e na verdade, de um jeito ou de outro, sempre volta.
Que possamos ser, além de animais racionais, animais emocionais. De um jeito que consigamos viver, sem a necessidade de querer o mal ou de prejudicar ninguém.
Viemos para este mundo para aprender, mas além de tudo para AMAR e sermos FELIZES! E...
NINGUÉM VIVE FELIZ SOZINHO!!!!

Um comentário: