terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ações preciptadas


Pensando sobre as voltas que a vida dá, resgatei em meus alfarrábios (por incrível que pareça, ainda em papel) a parábola do "pardal congelado". Esta parábola reforça a ideia de como tiramos conclusões precipitadas em situações de dor, desencontro ou desespero.
A parábola é esta:
"Era uma vez um pardalzinho que odiava ter que voar para o sul por causa do inverno. Ficava tão apavorado com a idéia de deixar seu lar que decidiu adiar a viagem até o último momento possível. Depois de se despedir carinhosamente de todos os seus amigos pardais que partiam, voltou ao seu ninho e lá ficou por mais quatro semanas. Finalmente, o tempo se tornou tão desesperadamente frio que ele não pode adiar mais. Quando o pardalzinho partiu e iniciou seu vôo para o sul, começou a chover. Rapidamente, começou a se formar gelo sobre suas azinhas. Quase morto de frio e exausto, foi perdendo altura e caiu por terra em um pátio de estrebaria. Quando estava exalando o que pensava ser seu último suspiro, uma vaca saiu da estrebaria e, virando o traseiro em sua direção, recobriu o pardalzinho de merda. A princípio, o pardalzinho não podia pensar em outra coisa, a não ser que aquele era um modo horrível de morrer. Porém, quando a merda começou a subir e penetrar em suas penas, aquela passou a aquecê-lo e a vida recomeçou a voltar a seu corpo. Ele descobriu também que tinha espaço para respirar. Subitamente, o pardalzinho sentiu-se tão feliz que começou a cantar. Naquele momento, um grande gato entrou na estrebaria e, ouvindo o gorjeio do pássaro, começou a remexer o monte de merda, para descobrir de onde vinha o som. O gato, finalmente, descobriu a ave. E, a comeu.
Moral da história: 
Nem sempre aquele que caga em você é seu inimigo.
Nem sempre aquele que te tira da merda é seu amigo.
Desde que você se sinta quente e confortável, mesmo que seja num monte de merda, conserve o bico calado.
Quem está na merda não canta!!!"

Lendo a parábola assim, parece uma visão pessimista das pessoas e situações, mas... quantas vezes não nos enganamos ao tentar enxergar uma situação quando estamos no meio do furacão?
Há tantas variáveis que se torna quase impossível fazer uma análise imparcial das coisas e sem envolver sentimentos.
Mas, nada melhor que o tempo para "Parar, Pensar e Refletir" e repensar as atitudes e conclusões tiradas preciptadamente. Não é fácil, mas vale a tentativa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário