terça-feira, 22 de julho de 2014

Quanto custa uma hora do seu tempo?!

Por Pri Kohls

O tempo, aquele velho amigo que, as vezes, nos dá o alento e outras nos “trai”.

Estamos demasiadamente acostumados a fazer coisas no “modo automático” que, dificilmente, paramos para pensar no quão nosso tempo pode afetar a vida de outras pessoas, principalmente daquelas que nos cercam.

Temos tantos afazeres e tudo acontece tão rápido, que quando paramos, a noite cai, já está na hora de dormir e ainda temos coisas para fazer. São tantos “tantos” que nos esquecemos de que nosso tempo não é apenas para coisas, mas também para pessoas, e isso inclui a si mesmo.

Será que um tempinho para olhar em volta é desperdício? Um tempinho para tomar um café com um amigo que a muito não vê. Para ligar, para escutar ou simplesmente para estar com alguém que podemos fazer bem é muito para nossa agenda?

As vezes ficamos tão envoltos em nossos “tantos” que acabamos não fazendo “tanto” como se poderia.
Quem nunca ouviu falar que “uma paradinha para respirar faz com que o trabalho renda mais e melhor”?!

Portanto, dê uma paradinha de vez em quando para fazer algo que te dê prazer, que te faça recordar o porquê se trabalha tanto, o porque temos tantas coisas. Pare 5 minutos para conversar com alguém que te agrade, ou com um desconhecido. Coisas impressionantes podem acontecer em encontros inusitados.

Pare 5 minutos para ouvir de verdade o que as pessoas estão lhe dizendo, não apenas escute, dê atenção, dê o seu tempo. E claro, seu tempo é valioso, então podes escolher muito bem a quem presenteá-lo.

O tempo é uma dádiva que não estamos acostumados a agradecer ou ao menos ver como presente. Estamos tão apressados que, em geral, valorizados aquilo que não temos mais, porque o tempo não nos deixa lembrar-se de dar valor àquilo que temos.

Mas será mesmo que é o tempo que não deixa, ou somos nós que estamos sempre achando que teremos tempo?!

Ter tempo é aprendizado... Aprendizado de vida, de organização e de realização. Mas há tempo para aprender, só não coloque esse aprendizado como último item da lista.

Como diz a canção...

Tempo, tempo, tempo mano velho
Tempo amigo seja legal
Conto contigo pela madrugada
Só me derrube no final


Não espere o final! Conte com o tempo para lhe fazer bem, para ser mais feliz agora com o tempo que lhe foi presenteado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário