quinta-feira, 8 de março de 2012

Quaresma - Que tempo é este?


Você já parou pra pensar no que significa o tempo da Quaresma? 

Quaresma é uma palavra que tem origem no latim quadragésima, é um período de quarenta dias que antecedem a Páscoa (festa cristã da ressurreição de Cristo). 
Para além de ser uma festa ou um período exclusivamente cristão, a Quaresma é um período de reflexão e até mesmo certa introspecção na tentativa de se encontrar e/ou reencontrar na Fé... Fé em Deus, na Vida, em Si mesmo e nós outros. 
Assim como a Páscoa é a festa da esperança, a quaresma é um tempo para repensar valores, atitudes e sentimentos. Não como período de penitência ou algo do gênero, mas um período de reclusão interior para uma possível mudança de atitude. Na verdade é um tempo de escuta de Deus, que pode ser Aquele que lhe fala ao coração. É a abertura para tal escuta, para percebermos o significado de Deus em nossas vidas e de reconciliação e entrega. 
Para a igreja este é um período de quarenta dias em que se realiza o “caminho da páscoa”, em que são realizados os preparativos para viver o tempo da Páscoa. Estes preparativos incluem leituras, reflexões, meditações, jejuns e arrependimento. Porém acredito na vivência deste tempo especial, que pode ser de 40 dias, 1 dia ou um ano inteiro, com o intuito de se estabelecer um período forte de conexão com Deus que te dará força para seguir em frente com fé e coragem. 
Portanto a Quaresma pode ser um estado de espírito no qual escolhemos estar mais próximos à Deus e à nossa consciência, para que assim vivamos uma vida em harmonia com Deus e com o próximo e assim...
Uma vida de esperança e felicidade acima de tudo.
Viva a Quaresma a qualquer Tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário